Olá.
Bem vindo ao projeto Matheus Day-by-Day. Aqui eu pretendo registrar um pouco da alegria diária que envolve essa fantástica experiência que é a paternidade. A intenção é manter uma atualização bastante frequente. Espero que consiga.
Esta não e só uma maneira de trazer ao contato dos parentes e amigos que nem sempre estão por perto o crescimento do meu filhote, mas também é uma homenagem minha a ele - uma espécie de diário moderno - onde estou, espero, investindo num futuro onde nós dois nos sentaremos juntos, daqui a 10 anos, e relembraremos estes bons momentos de nossas vidas.
Espero que curtam este pedacinho do nosso dia a dia do mesmo jeito que eu curto em dividí-los com vocês.

Um abraço,
                    papai Gustavo.


Ah, não deixe de conferir as mensagens antigas aqui!




31.12.03
21:47 :: Feliz ano que vem
O último nascer do sol de 2003Ontem, penúltimo dia do ano, um mané daqui do prédio resolve limpar o hall dos apartamentos, e despeja o balde d'água justamente no poço dos elevadores. E, é claro, todos os quatro entram em curto-circuito, e param de funcionar. Já mencionei que eu moro no décimo sétimo andar? Pois é. Detalhe: sem previsão de conserto ainda para este ano! >:(

Então descemos de escada à tarde e fui deixar a Camille e o Matheus no cinema. Na volta, tomei um fôlego maior, e comecei a subir. Claro que ele acabou no primeiro terço da viagem. No final do segundo eu já me sentia o Frodo do Senhor dos Anéis, e quando cheguei ao meu andar, praticamente me arrastando, o que eu percebo em frente à porta de casa? Que a chave ficou no carro!!! >:(

Desci feliz à beça, e decidi ficar no carro de vez até o filme acabar. Na volta, fui ao síndico e disse que eu me recusava a subir tudo aquilo de novo, ainda mais com criança pequena. Então ele abriu a passagem de um bloco para o outro do terraço do prédio, onde ficam as antenas e é proibido ir. E ao passar por ali, pudemos conferir uma vista sensacional, e quando olhei pra Camille vi que ela estava pensando a mesma coisa que eu:

5:30 da manhã voltamos ao terraço (que só ficou aberto essa noite, já que hoje durante o dia dois dos elevadores voltaram a funcionar), e pudemos conferir o último nascer do sol de 2003. Um espetáculo maravilhoso, e é claro, devidamente registrado em umas 50 fotos, mais ou menos. Confiram quatro das melhores aqui, aqui, aqui, e aqui.



29.12.03
11:03 :: Sobrenome caro
- Matheus, por que você chama os seus amigos pelo nome todo, e o Lucas não? Qual o nome todo do Lucas?
- Ah, mas ele não tem nome todo.
- Claro que tem, filho. Todo mundo tem.
- Não tem não, papai. Ele é "pobrinho".

:P



27.12.03
11:45 :: Amigos implicantes
O relacionamento entre o Matheus e o Lucas está sendo uma coisa curiosa. Eles brigam constantemente, mas um não abre mão de ter o outro por perto. Nem mesmo quando um acidentalmente machuca o outro. Eu digo que vou levar o Lucas embora e os dois pedem para que isso não aconteça.

O Matheus é que está excessivamente "metido", o que me preocuparia mais se o Lucas não estivesse contribuindo para isso, implicando um pouco, usando as roupas e brincando com os brinquedos do Matheus. E isso deve dar um ciuminho mesmo.

Os dois no passeio ao Cittá America, onde tem o Parque da Mônica. Depois desse dia a Camille nunca mais falou em ter outro filho... :)Mas essa disputa dos dois está rendendo algumas situações engraçadas. Na véspera do Natal, a mamãe foi passear com os dois no Parque da Mônica. Mas chegou lá e estava fechado, onde uma placa dizia que voltaria a abrir depois do feriado. Só que o Matheus se recusou a aceitar a situação, e ficou lá de malcriação. E o Lucas colocando pilha nele. Até que a mamãe falou:

- Matheus, foi o Papai Noel que fechou o parque, porque você está fazendo muita malcriação!
- Não foi nada, é que às vezes fecha! - retrucou o Matheus.
- Foi o Papai Noel que fechou o parque pra você não ir! - não ajudou em nada o Lucas.
- Foi sim, filho. Você continua fazendo muita malcriação, e eu vou contar pro Papai Noel!
- Pode contar. - Ele deu de ombros, e provou que quando está num mau dia, ele sabe mesmo testar a paciência das pessoas.
- Foi o Papai Noel que fechou o parque pra você não ir! - Se certificou novamente o Lucas de que todos conheciam o seu ponto de vista.
- É QUE ÀS VEZES FECHA!!!
- Ok, crianças, chega. Vamos continuar passeando.

Só que, mais adiante, quem é que eles encontraram? O Papai Noel do shopping, sentado em seu trono imponente, que fica sempre em frente a um material fotográfico. Quando o Matheus o viu, imediatamente agarrou a perna da Camille:

- Mamãe, não conta pro Papai Noel, por favor!!
- Ah, eu vou contar sim!
- Não conta, mamãe, eu tô pedindo, por favor!!!

Eheheehee. A possibilidade de perder todos os presentes esperados faz qualquer um descer do mais alto pedestal a uma velocidade incrível. :)
E quem resiste a uma implorada dessas, afinal? Ao menos ele ficou bonzinho o resto do dia.



26.12.03
12:25 :: Natal pra dois
Só vou sair daqui quando o Papai Noel chegar!Mais um natal se passou, e a alegria dessa data mais uma vez contagiou todo mundo que acompanhou a "chegada" do Papai Noel e sua cobiçada bagagem. Veja aí à direita o Matheus impaciente ao lado do leitinho e biscoitos para o bom velhinho. :)

Mas este ano a coisa toda foi um pouquinho diferente. Está passando uns dias com a gente o Lucas, um garotinho de família humilde que mora em Itaipava, próximo à casa dos meus pais, e que vai sempre lá brincar com o Matheus. O garoto é muito bonzinho, mas como não vai à escola, ainda tem muita dificuldade para se expressar, é pouco dissimulado, precisa de ajuda para ir ao banheiro, coisas assim, mesmo tendo a mesma idade que o Matheus. Quando a minha mãe comentou comigo que ia perguntar se a avó do Lucas o deixaria passar o natal conosco, nunca imaginei que ela fosse concordar, por motivos óbvios da finalidade da data. Mas ela concordou, e, independentemente de ser uma atitude questionável ou não, ele está aqui se divertindo muito com a gente.

A festa, em si, foi muito divertida. Colocamos os dois no quarto para esperar o Papai Noel, tocamos a campainha e os chamamos para abrirem os presentes. O Matheus saiu rasgando até os que não eram dele, mas o Lucas ficou meio desconfiado por não ter visto o Papai Noel, perguntando diversas vezes quem tinha lhe dado aqueles presentes. Não sei como é a fantasia na casa dele, ou mesmo se tem alguma, mas o ceticismo não durou muito com um monte de bonequinhos na mão e um barulhento carro de polícia. :)

Missão cumprida. Dois garotos felizes e com suas fés renovadas no poder do comércio. ;)



24.12.03
12:06 :: Feliz Natal!
O pior foi o mico de ficar segurando essa folha em branco no meio do Barrashopping enquanto o meu pai não batia a foto...

Hoje é o dia mais esperado pelo Matheus. Tem até leite e biscoitos na árvore de natal pro Papai Noel.
Amanhã eu mostro como terá sido.



21.12.03
12:16 :: Da série "Esconderijos infalíveis"
Uma das brincadeiras que o Matheus mais gosta é a de esconder. No entanto, num apartamento pequeno, tem uma hora que os lugares acabam. O que não é problema para quem tem um filho com complexo de avestruz. Confira:
- Cadê eu? Cadê eu?



19.12.03
22:21 :: Briga de casal
- Matheeeeeus... dá pra mim todos os brindes que voce ganhou nessa festa?Não é segredo que o Matheus tem duas namoradas. Duas meninas que ele defende quando estão em situação desfavorável, se entristece quando estão chorando, toma conta de uma maneira geral, ficando feliz só por estar perto. E é recíproco. Uma graça ficar observando de longe esse relacionamento.

Se bem que até hoje os 3 nunca estiveram no mesmo lugar. Só quero ver como vai ser no aniversário dele ano que vem. :)

Bom, a Clarinha é essa da foto. A situação dos dois já é tão conhecida (e bem quista) na creche, que os dois sempre são escolhidos quando algo se deve fazer em par. Até mesmo o banho, quando o normal é irem sempre dois do mesmo sexo. Claro que isso é só uma convenção, não faz mal nenhum misturá-los nessa hora.

A melhor da semana veio da Clarinha, ontem. O Matheus estava se recusando a terminar de almoçar, porque os amiguinhos já tinham acabado, e ela, com toda a autoridade que o lado feminino do casal tem, levanta da mesa e fala com ele:

- Matheus, se você não acabar de comer eu não me caso com você!

E não é que ele terminou mesmo? Tadinho. Se eles ficarem juntos no futuro, é bom ele ir se preparando pra domir no sofá algumas vezes. Ou não se importar em ter alguém ao lado dormindo de calça jeans... :)



18.12.03
11:51 :: Calvin é tudo de bom
Calvin & Haroldo = Matheus e Puff?

Ehehe. Quando eu leio Calvin sempre fico pensando no Matheus e seu ursinho Puff que ele carrega pra todo o lado. Tomara que a semelhança pare por aí. :)

A propósito, tenho ficado com o maior dó do Matheus. Todos os dias, a primeira coisa que ele pergunta quando acorda é se já é natal. Sempre, todas as manhãs. E como ele não entende ainda o tempo (tudo o que for no passado é ontem, e tudo o que ainda vai vir é amanhã), não tenho como passar uma aproximação pra ele. Então ele sempre acorda na expectativa de receber os presentes que pediu ao Papai Noel.

Dá a maior vontade de dar uma coisinha antes pra ele ir se satisfazendo... <:)



16.12.03
11:44 :: Flash de natal
Entrando no espírito de natal: se você tem uma boa conexão, ligue o som e ouça isto! :)



15.12.03
11:11 :: Papai Noel
- Papai Noel, não vai rindo muito não, porque a conta do seu cartão de crédito não vai ser nada baixa, hein?Ontem fomos tirar a tradicional foto com o Papai Noel no shopping. Essa hora é muito maneira: ele vê o velhinho de longe e fica paralisado, como quem admira uma celebridade à distância. :)

Mas dessa vez foi bem mais fácil que no ano passado. Afinal, ele já sabia que tinha que ser bonzinho com aquele velhinho, porque senão já era pra todos os seus pedidos. E ficou lá, comportadinho na fila, até chegar a sua vez. Ao sentar no colo do Papai Noel, não perdeu tempo:

- Olha, eu vou querer uma pistinha (do Hot Wheels), um Leitão, um Nemo...

E o cara ficava apontando para o Matheus olhar em direção ao fotógrafo, pra foto ficar bonita, mas ele não parava de falar. Até que o Papai Noel finalmente baixou a mão do Matheus, e ele fez lá a pose pra foto. Ehehe, por pouco o homem não vira o rosto do Matheus com as mãos. Na foto maior dá pra ver ele meio que segurando os braços do meu filho. :)

A foto ficou legal, mas convenhamos, cobrar 16 reais por uma foto digital, onde nem o arquivo final fica pra você, é um absurdo. Por esse preço tinha que ser o Papai Noel de verdade mesmo.



12.12.03
10:29 :: Noite maluca
Rapaz, a noite de ontem foi bem estranha.
Primeiro o Matheus pega no sono incrivelmente cedo. Depois ele acorda rapidinho a uma da manhã:
- Mamãe, vem cantar pra mim?

Hã? Cantar? A Camille fazia isso quando ele era bebezinho, mas agora? Ok, lá foi ela deitar com ele, e antes de terminar a primeira estrofe da música ele já tinha voltado a dormir.

Depois ele acorda às 4 da manhã me chamando:
- Papai, tá chovendo em mim!

Hã? Foi isso mesmo que eu ouvi? Bom, o Matheus costuma ter uns sonhos malucos de vez em quando, e acorda falando umas coisas sem pé nem cabeça. Levantei da cama já pensando em fazer um carinho na cabeça pra ele se acalmar de novo, que é o que eu faço quando isso acontece, mas cheguei lá e ele tava mesmo todo molhado!!
- Papai, tô todo chovido!

Engraçado que na hora eu não processei direito essa palavra, e nem consegui rir. Só vi a janela aberta e uma chuva de vento indo direto em cima dele. Não foi pouca coisa não, o canto da cama e o travesseiro estavam tão molhados que ele foi dormir na nossa cama. Ainda bem que ele estava mais embaixo um pouco e não se molhou tanto. Mas acordar assim não deve ser nada agradável. O pior é que enquanto não instalarem os ar-condicionados nessa casa nova, não vai ter como dormir com a janela fechada, só com o ventilador, nesse calor insuportável que o Rio de Janeiro atravessa.

Então, às 6 da manhã, esse menino desperta com fome. Eu até fiz um leitinho com nescau com uma torradinha e requeijão, que ele devorou na hora. Mas o bichinho tava mesmo com fome (claro, ele dormiu no dia anterior antes de jantar), e pediu pra mamãe fazer um prato de comida pra ele.

E foi como essa noite ímpar de ontem terminou. Nós pais dormindo na cama e ele comendo arroz com ovo mexido e franguinho picadinho (a mamãe cozinha bem até dormindo) vendo Discovery Kids na TV.



11.12.03
16:19 :: Passou. :)
Pronto, melhorei. Nada como uma navegada pelos blogs certos da internet para espairecer um pouco. Acabei achando uma coisa no blog do CAT perfeita pra ocupar a cabeça: quem consegue explicar isso?

(conte quantas pessoas tem na figura
cada vez que a imagem troca de lado)

Se alguém conseguir, pleeeeeease, me conta, que eu já estou de cabelos em pé.


15:23 :: Mau humor
Fique longe do seu monitor. Acho que estou numa gripe dos infernos, e não tem nada pior pra concentração do que trabalhar espirrando.

Falando em concentração, aqui vai um pedido especial a quem envia arquivos de PowerPoint não solicitados para as caixas de e-mail corporativo que eu tenho que gerenciar:

morra.



9.12.03
11:28 :: À tira-colo
Geralmente, quem está para ter filho pensa logo que a vida social acabou, que não vai mais poder sair com os amigos, ir a barzinho, nada.
Isso é um grande erro. É claro que você vai ficar beeem mais limitado, mas é importante pra família que os pais não deixem de se divertir. Nós sempre levamos o Matheus pra tudo quanto era lado, e isso criou nele uma facilidade de adaptação a lugares "hostis". Hoje a gente junta duas cadeiras em algum lugar e ele descansa um pouco. É claro que numa boate isso não vai acontecer, mas em barzinhos, pelo menos ele fica razoavelmente comportado.

Agora, sempre tem gente que leva isso ao extremo. Clique abaixo e veja a solução que esses pais deram para ficarem sempre juntos:
Dava até pra inventar um bebê delivery - Se você pensa em ter um filho, mas quer dar uma treinada antes, use o nosso Disk Bebê! :)



5.12.03
15:56 :: Saudável outra vez
Agora é oficial: o Matheus está definitivamente curado. Ele foi ao pediatra ontem e ele constatou que agora é só esperar as casquinhas cairem. Não existe nenhum resquício de catapora mais. Muito obrigado pelas mensagens de carinho que recebemos durante todo esse tempo.

Ah, o pediatra disse que ele nunca viu uma criança engordar quando tem uma doença dessas, geralmente a preocupação é com a perda de peso, já que elas não comem, ficam desanimadas, etc. Mas o Matheus ganhou 800 gramas nessas duas semanas. Quando eu digo que ele é uma espoleta, ninguém acredita... :)

Alguém vai uma casquinha fresquinha aí?O estranho é que aconteceu uma coisa inusitada durante a noite. Fomos acordá-lo de manhã e a cama estava cheia de formigas! Não é que essas malditas se alimentam de casquinha de machucado? :O

Matheus day by day também é cultura.



4.12.03
10:30 :: O troco
Esqueci de contar essa. Estava eu lendo meus e-mails sossegado, quando chega o Matheus:

- Papai, posso contá uma história?
- Ai, filho, pode ser depois? Agora eu to ocupado aqui no computador...
- Mas é a da vaca Vitória!!

E ele falou isso com tanta ênfase que parecia que ia me contar a história do Rei Arthur, ou algo assim. E já que eu estava brincando bem menos com ele por causa da catapora, cedi:

- Tá bom, qual é a história da vaca Vitória?
- Soltou um pum e acabou a história!!! Ahahahahaahaha!!! - e saiu pela casa gargalhando da minha cara.

E eu fiquei lá, olhando pra parede com cara de bundão.
O quê? Voltar a ler os meus e-mails e levar essa pra cama? Nem pensar! Fui até o quarto dele para uma revanche, pensando no que iria dizer no caminho:

- Filho, agora eu que vou contar a história do boi Onofre.
- Ah, não, pai, agora eu tô vendo desenho. Depois.

Resumo da história: como se não bastasse esse meu rompante infantil de querer dar o troco numa criança de 3 anos, ainda me dei mal nas duas vezes. Só faltava eu ter fechado com "ah, eu não queria contar mesmo..."



2.12.03
14:25 :: Da série "Bola de cristal"...
Matheus daqui há alguns anos:

- Papai, o que é isso?
- Ih, filho, não pode mexer aí não, deixa aí quietinho, por favor.
- Mas e assi...
- NÃO, NÃO PUXE ISS...

((( FLOP ))) <- clique



1.12.03
01:24 :: Enfim o natal
Jingle bells, jingle bell, acabou o papel...Está chegando o fim do ano! Saudemos então aquele que veio ao mundo só para nos salvar: o décimo-terceiro salário! :)

E olha que eu preciso urgentemente dessa salvação. A mudança de endereço nos deixou com um buraco negro na conta do banco, que só esse mês de alegrias com a família pode me fazer esquecer. Sim, porque desde que o Matheus teve idade pra acreditar em Papai Noel, a data ficou muito mais divertida do que aquelas passadas com a velha ceia de sempre com música de côro chata e especial de natal do Roberto Carlos na tv mais chato ainda.

Salve salve, porque este mês é de alegrias. Árvore de natal montada, enfeite cafona na porta de casa, e presépio... não, não, aí já é demais. Chega que tá bom assim. :)

Espero que este período pra vocês seja bom, porque a alegria e a fantasia do meu já estão garantidas.





Não, não acabou!
Ainda tem muito mais aqui.
Página inicial | Quem sou eu | Fotos | Vídeos | |