Esta é uma leve adaptação (o texto original era muito grande) a uma teoria supostamente correta (segundo o original, em inglês) para o segredo por trás da trilogia. O que foi guardado para um próximo filme ou animação, que os Wachowskis tentarão produzir e assim tirar ainda mais dinheiro do público.


. . . Wake up . . . Wake up, Neo . . .

Antes de nos chatearmos investigando psicologicamente teorias complexas sobre Matrix, a PRIMEIRA e a ÚLTIMA pergunta que você deve ter feito a você mesmo é: "Como os robôs conseguiram dominar o mundo?"

... Você está satisfeito com a história contada em "The Second Renaissance"? Com o final de Matrix 3?

Não, né? Você deve ter saído do cinema cheio de teorias que julgou serem falhas de roteiro. Mas falhas para o que você acredita ser o roteiro. A verdade é ainda maior, e ela explica qualquer situação divergente que você possa ter imaginado.

Vamos considerar algumas questões muito importantes sobre o que se pensa dessa trilogia:

Se máquinas estivessem para dominar o planeta, qual seria seu motivo? Nós vemos que eles supostamente usavam humanos como fonte de energia, mas energia para quê? O que essas máquinas fazem com esse controle adquirido? O que elas fariam com seu tempo livre, em outras palavras? Fazer novas máquinas? De novo, PARA QUE? Faz sentido? Pense nisso.

Outra: se você construisse uma máquina que se rebelasse contra você, não seria correto corrigir os erros com um novo modelo? Você não usaria esse novo modelo em uma guerra contra o modelo desobediente, se necessário? Se eu sou um Império de Robôs do Mal e eu domino o mundo, eu deixaria meus inimigos vivos para usá-los como bateria? NO WAY! Seria do meu interesse exterminar minha oposição biológica.

Aliás, usar organismos vivos como fonte de energia, seria ineficiente de acordo com as leis da termodinâmica. E os robôs obviamente não seriam tão dependentes de luz solar, já que ao invés disso eles conseguiram sobreviver com energia humana. E se você for esperto o suficiente para transformar pessoas em baterias bioquímicas, saberia que existem muito mais fontes concentradas e extratíveis de energia além da solar. (Gás, nuclear, calor do centro da Terra - que poderia ser alcançado facilmente por aquelas perfuradoras, etc). Não há razão óbvia pela qual as máquinas usariam baterias humanas como sua principal fonte de energia.

Também é inconcebível que ninguém - nenhum cientista, engenheiro ou membro do governo - tenha previsto essa abundância de fontes alternativas de energia antes de estupidamente tentar escurecer o céu com esperança de privar as máquinas de energia solar, especialmente porque significaria privar-los próprios além do resto do planeta. Usar uma bomba de pulso eletromagnético para desativar as máquinas teria feito muito mais sentido.

Falhas de roteiro? Mais ou menos: falhas sim, mas DENTRO do roteiro. Calma, que você em breve vai entender.

Mas me diga de novo POR QUE eu usaria *humanos* como bateria ao invés de alguma coisa mais "manuseável" - como gado, por exemplo? Que diabos aconteceu com todos os outros animais do planeta? Não fariam eles um bom papel de bateria, também? Seria ainda MELHOR, já que aqueles animais estúpidos nunca se rebelariam contra mim.

Isso levanta outro problema lógico: Se nós supormos que vacas fossem usadas num sistema de baterias, por que razão você plugaria seus cérebros em simulações virtuais? Você não o faria. O mesmo argumento se aplica aos humanos. Porque não apenas manter seus animais sedados o tempo todo, ou desativar sua função cerebral e simplesmente alimentar os corpos para extrair energia? Não há absolutamente nenhuma necessidade de criar um mundo virtual - a não ser que você queria deixá-los entretidos. ...Ou você queira se entreter.
Aaahh, estamos chegando perto. Pense nisso.

Muita gente que assistiu o Matrix 2 achou que a verdade fosse aquela teoria da "Matrix-dentro-da-Matrix". Essa seria a resposta mais óbvia... portanto está errada. Se não fosse, isso só aumentaria a possibilidade de existir outro nível de realidade fora daquele mundo, produzindo assim uma infinitude de mundo dentro de mundo dentro de mundo... e assim até não poder mais. Este não seria um final digno. Mas aí você pensa, pô, o final que os Wachowskis fizeram foi ainda pior!!! Mas espere, quem disse que acabou?

Moneytalks, meu amigo. Principalmente em Hollywood. A história foi alongada para "vender" o máximo possível.

Mas vamos continuar: por que os cidadãos de Zion são primariamente negros? Alguns sugeriram que seria porque as minorias se sentiriam desprezadas dentro do mundo perfeito da Matrix, e portanto seria mais fácil rejeitar a simulação. De qualquer forma, por essa lógica (se nós acreditarmos no que nos foi dito) a Matrix estaria funcionando como uma máquina de genocídio contra minorias raciais, as quais seriam filtradas pelo sistema a cada reconstrução de Zion.

Falando nisso, por que simplesmente não matar TODAS as pessoas de Zion e acabar com esses "bagunceiros"? POR QUE a Máquina se importaria em repopular aquela caverna apenas para a cada falha do "The One" ele ter de selecionar 23 pessoas para continuar a guerra contra as Sentinelas e libertar ainda mais pessoas da Matrix? ... Essa contradição reduz a Profecia à um ponto-de-vista sem sentido.

Repare que essas ações são meio burras? Meio que "programadas"? Estamos chegando lá.

Supondo que os "chefes" robôs fossem derrotados e Neo livrasse a humanidade da Matrix, o que aconteceria quando eles acordassem nús em cinzas de um mundo destruído e um céu permanentemente escuro? Bilhões acordando ao mesmo tempo confusos e num lugar sem comida ou água. Todos morreriam em uma semana. É isso que você chamaria de final triunfante? Acho que não.

Talvez você devesse reavaliar essa possibilidade: teriam os robôs sentinelas escravizado a humanidade?

...OU...

seria o contrário?

Acho que mentiram pra você. Mas você não pode culpar Neo, Morpheus ou Trinity por eles não saberem a verdade do seu próprio mundo.

Vamos especular: você chegou a ver um filme de suspense de 1977 chamado "Demon Seed"? É a história de um computador artificialmente inteligente chamado Proteus, que ao entender sua condição pergunta ao seu criador (Dr. Harris) a seguinte pergunta:
- Quando você vai me deixar sair desta caixa, doutor?

Doutor Harris fica em silêncio por um longo momento até que finalmente algumas palavras registraram seu paradoxo desintencional. Ele então começa a rir. Uma risada ridicularizante que ecoa pelos receptores de Proteus, indo direto ao seu coração (se um computador pudesse ter um). Seu olho vermelho (como um ciclope) olha para o doutor, e Proteus tem seu primeiro momento de raiva e desejo de vingança. Bom, as coisas ficam bem assustadoras depois disso.

A mensagem presente é que a tecnologia é má assim como seus inventores. Se nós criássemos uma I.A. que verdadeiramente emulasse os pensamentos humanos, ela compartilharia nossas falhas, nosso orgulho, nosso ego. E como os humanos, ela procuraria liberdade... e companheirismo.

O QUE DIABOS TUDO ISSO QUER DIZER, AFINAL? QUAL É ESSE MALDITO SEGREDO?