3D

Aqui estão algumas fotos que tenho tirado em perspectiva 3D. Novas fotos serão inseridas eventualmente, por isso não deixe de voltar outro dia.
Atenção: as versões maiores causam um efeito melhor, mas as menores são um
pouco mais fáceis de se focar. Então escolha a que for melhor para você de acordo com o seu grau de dificuldade em se conseguir o efeito desejado.
(instruções de como visualizar o efeito, mais abaixo nesta página)

M&M professor


     
Quadro em perspectiva na loja do M&M, em Vegas. Dificuldade maior, por ser na horizontal.
Ponte


     
Ponte do Club Med de Rio das Pedras, no Rio de Janeiro. Dificuldade baixa, ótimo exemplo de profundidade de campo.
Pousada de passarinho


     
Casinha construída pelo meu pai em Itaipava. Dificuldade baixa, traços bem delineados, muitos pontos de foco.
Tubarões de pelúcia


     
Lojinha no Sea World. Dificuldade baixa, com muitos pontos de foco, e iluminação bem distribuída.
Walt Disney


     
Walt Disney e Mickey. Dificuldade baixa, com dois únicos níveis de profundidade. Tão simples que ficou até sem graça.
Magic Kingdom


     
Castelo da Cinderela. Dificuldade baixa, com 3 pontos de foco apenas. Detalhe para a textura da parede do castelo.
Hidrante


     
Hidrante. Dificuldade alta, com muita informação, e algumas em lugares diferentes por causa da brisa.
Matheus dormindo


     
Matheus dormindo com seus filhinhos. Dificuldade baixa, com a malha do tecido da cama ressaltando ainda mais o efeito de profundidade.
Lanchinho do Papai Noel


     
Detalhe do copinho de leite com biscoitos que o Matheus deixou pro Papai Noel. Dificuldade média devido aos pontos de luz refletidos no pires em pontos diferentes.
Cidade do Papai Noel


     
Cidade do Papai Noel da decoração de natal do Barrashopping. Nível de dificuldade médio, porque a iluminação ficou um pouco diferente nas duas imagens.
Árvore de natal


     
Detalhe da árvore de natal da nossa casa. Nível de dificuldade baixo, com dois grandes pontos de foco: a bola e o tambor.
Ursinho Pooh


     
Brinquedo predileto do Matheus. Nível de dificuldade baixo. Na verdade, essa é talvez a mais fácil de todas, com um único e grande ponto de foco. Por enquanto é a minha predileta.
Bar e CDs


     
Meu primeiro teste de imagem 3D. Foi feita com máquina convencional (onde não vemos na hora o resultado), a custo de muitas tentativas. E sem saber se funcionaria, já que eu nunca li nada sobre o assunto. Dificuldade média devido aos pontos de luz.

Ah, você não sabe como vê-las? Visualizar essas imagens não é difícil, é só meio estranho ou incômodo. Quem consegue ver aqueles estereogramas malucos até achar alguma forma que faça sentido, não deve ter muitos problemas.

Vamos lá, passo a passo:

Passo 1 - Esta é a imagem que vai aparecer na sua tela. Ela é assim mesmo, aparentemente duplicada. O lance é que não são iguais, isso é que faz o efeito 3D. A imagem não pode ficar sobrando na tela te obrigando a usar o mouse para ver o resto. Ela precisa aparecer toda de uma vez, de forma que você consiga ver tudo (100%) sem tocar em nada. Para isso escolha entre a imagem menor (800x600) ou a maior (1024x768), dependendo da sua resolução de tela.

Passo 1


Passo 2 - Agora envesgue os olhos, como se estivesse focando em algo bem próximo do seu rosto, tipo menos de 1 palmo de distancia do seu nariz. Nesta hora, repare que a imagem de fundo se duplicou, mais ou menos como essa aí embaixo:

Passo 2    Passo 2


Passo 3 - Essa é a hora de ir ajeitando o foco, de forma que a imagem fique 50% sobreposta uma da outra, como na figura abaixo. Quanto mais longe você foca, mais junta a imagem fica uma da outra. Da mesma forma que quanto mais perto, mais separado ela fica. Uma dica: posicione o monitor de forma que não fiquem reflexos na tela, como luzes do teto, janela, abajur, etc.

Passo 3


Passo 4 - Aqui o foco está quase na posição. Mantenha SEMPRE a cabeça completamente reta, porque se você deita um pouco a cabeça para o lado, a imagem desalinha na vertical, e isso faz com que o passo 5 fique quase impossivel de se conseguir. Em suma, elas têm que se afastar ou se aproximar uma da outra apenas na horizontal.

Passo 4


Passo 5 - Tcharam!!! Voilá!! Percebam que quando a posição desejada é alcançada, o cérebro meio que "trava" a visão pra você não perder a posição certa.

Passo 5


Ok, ok. Eu acho que não preciso dizer isso, mas esse garotinho aí de óculos e o logo 3D não vão aparecer na sua frente, foi só uma coisa conceitual...

Página inicial | Quem sou eu | Fotos | Vídeos | Fale Comigo | Webmaster