Wii
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31.07.2007 :: Wii - Esse videogame é tão bom quanto dizem?

Como foi dito aqui no blog anteriormente, o tão sonhado Wii do Matheus chegou há alguns dias. Muita gente veio me perguntar como é esse console, que se propõe a ser tão diferente de tudo que estivemos acostumados até agora (bom, ao menos imagino que se você se interessou em ver essa página, você, no mínimo, deve saber que o Wii é um videogame o qual você controla o jogo através dos seus movimentos reais por meio de devices sem fio). Então tive a idéia de desinstalar e reinstalar em seguida, desta vez registrando o processo.

Espero que estas informações possam ajudar vocês a entenderem melhor do que se trata.

(cliquem nas imagens para vê-las em tamanho maior)


Componentes - Aqui estão TODOS os componentes que vêm originalmente na caixa, mais um controle wireless adicional.
Um detalhe: sabem por que eu já fotografei tudo fora da caixa ao invês de colocar tudo lá de volta para fazer a primeira foto? Por uma razão bem simples: é IMPOSSÍVEL fazer isso!!! As peças foram embaladas por japoneses com todo o cuidado para nunca mais voltarem à posição inicial novamente! Sabe quando o fio vem novinho, com aquela dobra que nunca mais faremos de novo? Então, se tudo não estiver assim, a caixa não fecha mais! >:(

Console - Abaixo o console montado, com a base cinza e um disco de acrílico para dar mais estabilidade.

Uma coisa legal é que existe um GameCube integrado dentro do Wii. E, segundo dizem, roda os jogos de forma ainda mais eficaz. O problema é que os jogos de GameCube não foram feitos para serem controlados por sensores de movimento. Então esta portinha que eu abri aí em cima dá acesso a quatro entradas para controles tradicionais analógicos, para que estes jogos possam ser jogados também.

Por trás - Temos aqui duas entradas USB, o conector vermelho é o de força, o ao lado é o de audio e video, e abaixo, o do sensor de movimento.

Além disso existe entrada para SD card, e memory cards do GameCube. O Wii recomenda usar, em um dos conectores USB, um receptor de sinal wi-fi de rede sem fio para conectar o aparelho à internet.

Sensor de movimento - Isto é o que capta os movimentos dos controles e reproduz em ações no jogo.

Ele pode ser instalado no alto da TV ou abaixo e à frente dela. Mas você precisa informar o console da posição para ele fazer a compensação necessária para deixar os movimentos corretamente sincronizados.

Criando um perfil - Para se jogar o Wii Sports, jogo que vem com o console, você precisa criar um perfil seu, que é na verdade o seu savegame.

Como ainda não temos outro jogo, não posso afirmar como estes perfis são utilizados em outros jogos. Mas quando eu souber, atualizo essa informação aqui. :)

Perfil criado - Esta parte é especialmente divertida.
Você customiza seu bonequinho de dezenas de formas diferentes até que fique razoavelmente parecido com você. E estes perfis podem "cair" na internet (se você permitir) e virar NPC (non-player character, ou "figurante") de jogos de outras pessoas. Por exemplo, a gente criou um monte, com tio, tia, avó, avô, etc. Então quando você joga boliche, por exemplo, esses personagens aparecem passando por trás no saguão de boliche, podem estar jogando na pista ao lado da sua, etc. :)

Multiplayer - Inserindo outros jogadores:

Esta parte merece atenção. O Wii vem com apenas um controle wi-fi e um controle analógico (falaremos sobre este último mais pra frente). Ou seja, vem preparado para um jogador, apenas. Para jogar com outra pessoa ao seu lado, é necessário um outro controle. Mas se eles não têm fio, como fazer pro Wii saber que existe um outro controle na jogada?
Repare que na tela acima, do lado direito, você seleciona o número de jogadores, mas do lado direito você percebe que o Wii só reconhece um controle wi-fi apenas. Se você estiver conectado à internet, pode jogar com mais gente, mas sem estar online, será preciso cadastrar o novo controle.

Novo controle - Vamos ver como o Wii "pensa". Nas telas abaixo, vemos que, para um controle novo ser "apresentado" ao Wii, é necessário que neste device sejam apertados os botões 1 e 2 ao mesmo tempo por aproximadamente 10 segundos.




Pronto. O Wii já reconheceu e habilitou o bichim novo. Os dois controles estão prontos para jogar.

Confirmando - Reparem que na parte inferior dos controles existe um pequeno led informando de qual player é aquele controle. No da esquerda, o quadradinho aceso é o primeiro (player 1), e no da direita, é o segundo (player 2).
Veja em tamanho maior a imagem abaixo para facilitar.

Os controles têm, além disso, um speaker próprio. Ou seja, quando é a vez daquele controle jogar, ele emite um som próprio. E não são só sons pré-setados não. O controle pode emitir qualquer som que o DVD do jogo emita, como por exemplo, o som de um sabre de luz se movendo. Cool! :)

Player 2 OK - Agora existem dois cursores na tela. Os dois jogadores podem jogar o que quiserem.

Repararam que na lateral direita da tela já estão reconhecidos dois controles? Então.
Uma informação interessante: se você tem o seu Wii mas quer ir na casa de um amigo jogar lá com ele, você só precisa levar o seu controle e habilitá-lo lá. Não esqueça de, antes de ir, salvar o seu jogador no próprio controle. Sim, não só é possível como é recomendável fazer isso, porque quanto mais você joga com o seu jogador, mais experiente ele fica, e melhor são os adversários que o computador seleciona para ele.

Controle analógico - Para jogos onde se usam as duas mãos.

Como o boxe, por exemplo. Você conecta por fio o analógico no wi-fi, e segura um em cada mão. Agora são dois movimentos independentes na tela. Bom para defender a guarda com uma mão, e acertar o oponente com a outra.


Veredicto: vale ou não vale?
Vale.

Pontos positivos - é bem mais envolvente jogar desta forma, e você invariavelmente acaba fazendo exercício. Quarenta minutos de baseball, por exemplo, foram o suficiente para me derrubar de cansaço depois. :P

Pontos negativos - cansa. Isso pode ser um desestimulador para começar a jogar. Outro: dependendo do jogo, você precisa se "aquecer" antes. Chega a ser ridículo você começar uma sessão de alongamento antes de ligar o console... :)

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